Data

ABOPe REALIZA A 1ª EDIÇÃO DA CAMPANHA NACIONAL OTORRINO PEDIÁTRICA

Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica promove ação especial no Parque Ibirapuera

Entre os dias 12 e 14 de setembro, a cidade de São Paulo recebe a 1ª edição da Campanha Nacional Otorrino Pediátrica, realizada pela Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). 

Quem for ao Parque Ibirapuera terá acesso a uma série de atividades educativas e intervenções culturais que abordam as principais afecções que ocorrem nos ouvidos, nariz e garganta, e prejudicam o desenvolvimento infantil. 

De acordo com a Dra. Renata Di Francesco, presidente da ABOPe, o principal objetivo da campanha é a prevenção de doenças que prejudicam a audição, a respiração e o equilíbrio. “Devemos conscientizar a população sobre os problemas otorrinolaringológicos que ocorrem na infância e que podem interferir no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Conhecendo os sintomas, os pais poderão procurar o especialista que indicará o tratamento adequado”, afirma.

As atrações da campanha estarão divididas em quatro ambientes distintos. A estação sobre o ouvido exibe o funcionamento da audição e qual a sua relevância para comunicação e relacionamento das crianças. Os sons presentes no dia a dia serão representados em uma atração sobre qual a intensidade dos sons que o ouvido consegue suportar. A prevenção às otites também serão abordadas.  

Na seção sobre o equilíbrio os visitantes saberão mais sobre a relação do ouvido com o equilíbrio, quais seus principais distúrbios e como evitá-los. Nas atividades disponíveis, as crianças vão avaliar suas habilidades de equilíbrio brincando de amarelinha e andando em cima de uma corda. 

Sobre a respiração, os participantes conhecerão as principais causas da obstrução nasal e seu impacto na qualidade de vida. O “Jogo dos Aromas” é um teste em que o público tenta identificar, apenas com o olfato, 10 cheiros diferentes escondidos em uma caixa surpresa.  

No encerramento, uma intervenção cultural abordará os efeitos do ronco e da apneia obstrutiva do sono no desenvolvimento infantil. Em um cenário lúdico que representa um quarto infantil, o ator interage com o público criando uma aproximação do tema à realidade do nosso dia a dia. 

“Convido os associados da ABORL-CCF a participarem dessa iniciativa. A presença de todos enriquecerá ainda mais a Campanha Nacional Otorrino Pediátrica”, conclui Dra. Renata Di Francesco.