Faringotonsilite

Faringotonsilite

São chamadas faringotonsilites as infecções que acometem as tonsilas, faringe posterior, palato mole e órgãos linfoides da região. São infecções muito frequentes, principalmente na faixa etária pediátrica, e por isso, levam muitas crianças a se ausentarem da escola, provocando prejuízo no aprendizado. Além disso muitas vezes esses pacientes fazem uso de Antibióticos de forma indiscriminada, aumentando os riscos de efeitos colaterais e resistência bacteriana, relacionados ao seu uso.

A maior parte das infecções são causadas por vírus, chegando a 75% dos casos em crianças menores que 2 anos. Os vírus mais comuns são: Rhinovirus, Influenza, Parainfluenza, Adenovírus, Vírus sincicial respiratório, entre outros. Nesses casos os pacientes costumam apresentar sinais e sintomas de infecção de vias aéreas, como rinorreia, congestão nasal, febre baixa, odinofagia leve, eritema faríngeo, aumento das tonsilas e úlceras orais.

A faringite causada pelo vírus Epstein Barr, também conhecida como Mononucleose, é mais comum na adolescência, e apresenta sintomas mais importantes, como febre, mal-estar, cefaleia, disfagia, odinofagia intensa. Nesse caso as tonsilas podem estar aumentadas e com exsudato que se assemelha ao das infecções bacterianas, além de petéquias em palato e adenopatia cervical. Outros achados comuns são hepato e esplenomegalia, associadas a dor abdominal.

As faringotonsilites bacterianas são menos comuns, porém de grande importância na prática, pois tem maior potencial de desenvolverem complicações. O agente bacteriano mais importante é o Streptococus pyogenes do grupo A, que é responsável por até 37% das faringotonsilites agudas em crianças e adolescentes, com pico de incidência entre 5 e 6 anos. Os sintomas mais comuns são: febre e odinofagia, associados a disfagia, mal-estar, cefaleia, dor abdominal. No exame físico costumamos encontrar aumento tonsilas com ou sem presença de exsudato, eritema faríngeo, edema de úvula, petéquias em palato e linfadenopatia cervical. Outras bactérias que causadoras das faringotonsilites são: Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia pneumoniae, Staphylococcus aureus, Haemophilus spp e Moraxella catarrhalis.

Muitas vezes é difícil diferenciar a etiologia pois os sintomas e achados do exame físico são semelhantes. Na presença de coriza, obstrução nasal, rouquidão, tosse, úlceras orais, sugestivos de infecção viral, inicialmente não são necessários exames complementares. Para aferir a possibilidade de infecção pelo Streptococus pyogenes do grupo A, a partir de critérios clínicos, podem ser usados os Critérios de Centor modificados. A cultura é o teste de escolha para diagnóstico de Streptococus pyogenes do grupo A, mas necessita de dias para se ter o resultado, o que pode dificultar o acompanhamento do paciente, além de não diferenciar a infecção aguda do estado de portador. Outra opção diagnóstica seria a realização de testes rápidos. Hemograma, sorologias e Reação de Paul-Bunnel-Davidson podem ser realizadas diagnóstico diferencial de outras possíveis etiologias.

O tratamento vai depender do agente causador, e deve incluir tratamento sintomático com analgésicos, antitérmicos, hidratação, repouso, nos casos virais e associação de antibioticoterapia nos casos bacterianos. Para tratamento da Faringotonsilite estreptocócica a Penicilina é a droga de escolha, mas outros antibióticos também são frequentemente usados. Nestes casos a antibioticoterapia além de melhorar a sintomatologia, também reduz o período de contágio e previne complicações, como a febre reumática e a glomerulonefrite.

Fonte: Tratado de Otorrinolaringologia, 2017; Cummings 2020.


Eventos

Videoendoscopia em crianças
24 de Junho de 2020


I Encontro Científico da ABOPe
01 de Março de 2018


III Simpósio Internacional de Vias Aéreas Pediátricas
21 a 23 de março


X Simpósio Internacional de Otorrinopediatria da IAPO
23 a 25 de março


5º Curso de Imersão de Otorrinolaringologia Pediátrica
11 e 12 de maio de 2018


XVIII Jornada Sul Brasileira de Otorrinolaringologia
09 a 10 de Junho de 2018


21º Simpósio Doenças de Inverno
03 a 04 de Agosto de 2018


Curso de Audição, Linguagem e Cognição
03 a 04 de Agosto de 2018


VII Simpósio Internacional de Via Aérea Pediátrica
20 a 22 de Agosto de 2018


Hospital Flavio Santos
24 de Agosto de 2018


3º Simpósio de Atualização de Otorrinolaringologia Pediátrica
26 de Outubro de 2018


1º World Congress of Pediatric ENT
April 7 to 10, 2019


Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista - São Paulo - SP - Brasil - Fone: (11) 5053-7500 - Fax: (11) 5053-7512