Palavras do Presidente

Caros Associados,

Foi com grande prazer que assumi como Diretora Presidente desta academia fazendo parte de um grupo de diretores e conselheiros tão entusiastas quanto eu nesta missão.

Dando continuidade às gestões anteriores desejamos fortalecer a identificação da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica como a grande interface entre o otorrinolaringologista e as demais especialidades que atuam junto à população pediátrica. O objetivo é a educação e o cuidado das crianças e suas famílias particularmente as mais complexas que necessitam de profissionais que saibam se comunicar entre si em seu benefício.

Para que todo otorrinolaringologista se identifique com a Otorrinolaringologia Pediátrica contemplaremos sempre a atuação nos níveis primários, secundários e terciários. Para isto, todos estes níveis serão alvos de eventos e educação continuada em nossos cursos e congressos.

Batalharemos pelo reconhecimento da Otorrinolaringologia Pediátrica particularmente no nível terciário aonde se faz necessário treinamento específico para atendimentos de alta complexidade nas Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e de pacientes complexos ainda que ambulatorialmente. Nosso país dispõe hoje de 8 serviços altamente qualificados oferecendo aperfeiçoamento na área de Otorrinolaringologia Pediátrica, cada qual com suas características e ênfases e a descrição destes serviços serão disponibilizadas pela ABOPe. O objetivo é a identificação do jovem otorrinolaringologista com pretensões a atuar nestas áreas.

Queremos deixar como legado um site atualizado com disponibilização de links para os principais cursos, workshops e congressos nacionais e internacionais além de disponibilidade de estágios e informações para leigos e outras especialidades.

Uma maior agilidade na comunicação com nossos associados será instalada pela presença agora da nossa Academia nas redes sociais. Prestigiem e divulguem as informações que serão disponibilizadas com colegas e pacientes. O reconhecimento da nossa Academia engrandecerá o trabalho de todos que atuam junto à população pediátrica.

Alguns importantes projetos iniciados em gestões passadas serão completados como a redação de termos de consentimento específicos para procedimentos ainda não contemplados na área de otorrinolaringologia pediátrica e particularmente para pacientes de alta complexidade com riscos e comorbidades distintas.

Contamos, nesta empreitada, com a colaboração ativa de todos os associados mantendo seus contatos e cadastros atualizados e estamos abertos a sugestões e participações. O ano começou com um grande desafio mas a vida continua e continuamos juntos ainda que distantes por enquanto.

Forte abraço a todos

Rebecca Maunsell

rebecca.maunsell@gmail.com Tel.: (19) 981026581

Diretora Presidente da ABOPe 2020-2021

Diretoria Executiva

Diretor Presidente - Rebecca Christina Kathleen Maunsell

Diretor Vice-Presidente - Tania Sih

Diretor Primeiro Secretário - Cláudia Schweiger

Diretor Segundo Secretário - Rodrigo Guimarães Pereira

Diretor Primeiro Tesoureiro - Carolina Miura

Diretor Segundo Tesoureiro - Alexandre Caixeta Guimarães



Eventos

Videoendoscopia em crianças
24 de Junho de 2020


I Encontro Científico da ABOPe
01 de Março de 2018


III Simpósio Internacional de Vias Aéreas Pediátricas
21 a 23 de março


X Simpósio Internacional de Otorrinopediatria da IAPO
23 a 25 de março


5º Curso de Imersão de Otorrinolaringologia Pediátrica
11 e 12 de maio de 2018


XVIII Jornada Sul Brasileira de Otorrinolaringologia
09 a 10 de Junho de 2018


21º Simpósio Doenças de Inverno
03 a 04 de Agosto de 2018


Curso de Audição, Linguagem e Cognição
03 a 04 de Agosto de 2018


VII Simpósio Internacional de Via Aérea Pediátrica
20 a 22 de Agosto de 2018


Hospital Flavio Santos
24 de Agosto de 2018


3º Simpósio de Atualização de Otorrinolaringologia Pediátrica
26 de Outubro de 2018


1º World Congress of Pediatric ENT
April 7 to 10, 2019


Av. Indianópolis, 1287 - Planalto Paulista - São Paulo - SP - Brasil - Fone: (11) 5053-7500 - Fax: (11) 5053-7512